Quais seriam as principais decisões que você começaria a apoiar com um SAD, na Kids Corporation? Ou melhor, quais informações você gostaria de analisar? Ou, quais as simulações você gostaria de fazer?
Num primeiro momento, o SAD avaliaria o desempenho do setor de Marketing. A análise das vendas da empresa seria a primeira informação analisada. Num segundo momento, as vendas seriam analisadas isoladamente, a partir de variáveis específicas. O número de vendas por região, por produtos, por representantes comerciais, entre outros. A partir disso, projetor correções para que a empresa tenha um desempenho melhor. Por exemplo, como alterar possíveis quedas de vendas, como intensificar as campanhas publicitárias, ou até mesmo alterar o quadro pessoal dos representantes comerciais.
Usaria um datawarehouse, por quê?
Sim. Essa forma de banco de dados possibilita armazenar uma grande quantidade de dados. Num longo prazo, permite análises mais amplas de situações passadas. A partir delas, fica mais fácil aos gestores avaliarem o momento atual da empresa e também permiti maior qualidade na hora de projetar situações futuras.
Você usaria OLAP?
Sim, porque permiti ao usuário uma gama maior de análises e visualizações de dados e informações gerenciais. A partir dessa capacidade de gerar melhor exposição e comparação dos dados, o OLAP garante melhor tomada de decisão.
Qual seria a ordem de implantação dos sistemas, tendo como referência as decisões a serem tomadas?
Primeiro, seria implantada na área de Marketing para entender melhor o contexto das vendas na KIDS. Depois no setor financeiro porque agilizaria as medidas administrativas e contábeis, posteriormente, no setor de fabricação e logística o que permitiria uma qualidade superior no sistema de produção e entrega dos produtos.