Como seu grupo conduziria o processo de avaliação do ERP, o qual culminaria na aquisição do software?
O processo de avaliação para aquisição do ERP partiria de um plano empresarial que investigaria as contribuições do sistema para a KIDS. Por meio dele, poderíamos diagnosticar as necessidades da empresa que deverão ser sanadas com a aquisição do ERP. Um exemplo de uma necessidade levantada poderia ser a falta de comunicação entre os setores da empresa como Marketing, Materiais e Financeiro. Após o apontamento dessas necessidades, iríamos analisar as empresas fornecedoras da tecnologia. Isso ocorreria inicialmente com uma avaliação geral do mercado. Logo após, seriam selecionados cinco fornecedores. O próximo passo seria conhecer a proposta financeira delas. A partir da avaliação de custo e benefícios, apenas três empresas continuariam na negociação. As empresas restantes no processo teriam que demonstrar como funcionaria o sistema de cada uma e posteriormente construir um protótipo com base nas necessidades da KIDS. Já na conclusão do processo, seriam visitados os fornecedores e clientes da KIDS para avaliar possíveis especificidades de cada um. Por fim, seria escolhida uma das empresas fornecedoras, a partir daí começaria o processo de negociação de valores para a aquisição do ERP.
Qual processo de desenvolvimento seu grupo utilizaria para criar o novo SAD? Quais seriam as fases ou atividades principais?
Após uma detalhada análise das necessidades da empresa e do entendimento dos problemas da KIDS seria escolhido um Sistema de Apoio à Decisão. Para a implementação do sistema, foi escolhido o método incremental. Tal escolha se dá, na porque esse processo agiliza a implementação do sistema e permite que a empresa utilize certas funcionalidades do SAD enquanto ele é desenvolvido.
Para a concretização do projeto, inicialmente seriam analisadas as principais funções dos sistemas, após, os classificaríamos conforme a importância. Depois definiríamos datas de entrega para o trabalho.
Cada incremento posterior seria desenvolvido seguindo uma sequência de análise de problemas, projeto, implementação e por fim a fase teste para verificar a performance. Após o sistema totalmente integração, bastaria a manutenção do SAD. Cada incremento do sistema seria desenvolvido separadamente e entregue em momentos definidos anteriormente. O primeiro incremento seria realizado a partir da função mais importante e seria o núcleo do sistema.