Marketing:
A área de Marketing da Kids Corporation tem o objetivo de divulgar e estabelecer um contato direto dos produtos criados e gerados pela empresa com o público consumidor. Para que essa relação se dê de forma satisfatória, a área atua em quatro subáreas.
- Produto e criação: A Kids Corporation busca agregar a seus produtos a diversão, mas ao mesmo tempo, garantir às crianças um brinquedo que instigue a imaginação e desenvolva as habilidades e as competências das crianças, entre elas a coordenação motora e a inteligência da garotada. Essa subárea precisa estar ligada às tendências mundiais do mercado, mas sem perder os princípios que norteiam a empresa. A análise do mercado consumidor faz parte das ações dessa subárea. O trabalho de design e criação de novos produtos está atrelado às características dos clientes, como faixa etária, nível financeiro, gênero esses parâmetros do gosto do mercado são estabelecidos por essa área.
Funções:
Criar novos produtos;
Desenvolver brinquedos compatíveis com as tendências mundiais;
Pensar quais produtos cativariam o público-alvo da empresa.
- Preço: essa subárea tem a responsabilidade de estabelecer o valor do produto que vai ao mercado. Primeiro pensando na qualidade dos brinquedos produzidos e em segundo momento tentando direcionar, a partir do valor, a característica dos consumidores. Essa área também analisa o mercado para verificar a competitividade dos produtos da Kids Corporation.
Funções:
Estabelecer o preço do produto;
Analisar o mercado e verificar competitividade dos brinquedos.
- Promoção: Essa subárea tem o objetivo de promover os produtos da Kids Corporation de forma criativa e direcionada ao público consumidor. As intervenções publicitárias são pensadas por esse setor. Pensar estratégias sazonais de vendas também é uma incumbência dessa área que deve planejar a atuação da empresa em períodos como Natal , Páscoa e Dia das Crianças.
Funções:
Criar campanhas publicitárias;
Pensar em campanhas sazonais de vendas;
Criar em material para divulgação em eventos.
- Comunicação Interna e Institucional: Responsável por manter e intensificar a troca de informações entre os públicos internos da empresa, ou seja, funcionários e clientes. Com os funcionários, o interesse é de fortalecer a imagem da empresa e também de fazer com que se sintam partem da empresa. Isso melhora a imagem da empresa e melhora a produção. Em outro ponto, no relacionamento com os clientes, o objetivo é fideliza-los. Essa sub-área tem estreita ligação com a Promoção, uma vez que também ajuda em eventos e na publicidade. Com o setor de Recursos Humanos, a comunicação interna vai buscar analisar o perfil dos trabalhadores. Tem ainda o papel de gerenciar as vendas da empresa, cuidando de setores como telemarketing e representantes comerciais.
Funções:
Comercializar os produtos da empresa;
Prestar Assessoria de Imprensa;
Planejar e executar eventos, quando necessário;
Desenvolver e campanhas em campanhas sazonais, como campanha do agasalho ou de arrecadação de brinquedos;
Produção
Setor responsável pela fabricação dos brinquedos. A ele cabe pensar a criação dos produtos, levando em conta os materiais necessários e as melhores alternativas de custos. O design também deve ser pensado nessa área. Para isso é necessário que haja estreita ligação com o setor de produto, que examina as necessidades do mercado e desenvolve em conjunto os brinquedos mais apropriados. Dentro do setor de produção há o Controle de Qualidade que avalia possíveis defeitos ou erros nos produtos, também estabelece padrões para os brinquedos como a faixa etária a qual se destinam. Por fim, a manutenção que agrega técnicos responsáveis pelo perfeito funcionamento das máquinas da fabricação. Na área de produção, há ainda o setor de Materiais que analisa as necessidades em termos de matérias-primas para a fabricação dos brinquedos. Desenvolve os planos de compra dessas matérias-primas e não deve cuidar para que a produção se mantenha ativa sem a necessidade de parada por falta de produtos.
Funções:
Fabricar brinquedos.
Controlar a qualidade do produto e certificar o brinquedo (idade a que se destina, por exemplo)
Controlar o estoque e analisar/comprar materiais para o almoxarifado.
Logística
Faz a distribuição dos produtos, pensando no transporte e na transferência dos brinquedos para as lojas. Deve estar antenada com os prazos de entrega e com o tempo de chegada do produto. Essa parte é crucial para a fidelidade do cliente e também por diferenciar a empresa da concorrência. Tem estreita ligação com a fabricação, uma vez que para a distribuição é necessária a que a produção também esteja dentro do prazo de fabricação. E também, com a área de marketing que faz a comercialização dos produtos.
Funções:
Controlar a transferência dos produtos para o destino;
Finanças
Área responsável pela saúde financeira da empresa. Desenvolve os planos de investimentos cuidando para que os recursos a serem recebidos não excedam os recursos que devem entrar. Cuida do patrimônio da empresa, avalia a necessidade de seguros para o maquinário da empresa. Efetua os pagamentos de compras e faz a contabilidade da empresa, cuidando para que a instituição se mantenha dentro da legalidade fiscal.
Funções:
Fazer a contabilidade da empresa;
Planejar os investimentos;
Cuidar as movimentações financeiras;
Gerenciar o patrimônio empresarial.
Recursos Humanos
Área responsável pela seleção e recrutamento da empresa, levando em conta para isso, o perfil do empregado para cada setor e também a cultura da empresa. Também é responsável pelo desenvolvimento pessoal, buscando estimular os empregados para a formação continuada. Tem estreita ligação com áreas como finanças, uma vez que é responsável pelo cadastramento da Folha Salarial, e também com a área de Marketing, já que os funcionários compõem o público interno.
Funções:
Recrutar e selecionar funcionários;
Cadastrar os funcionários na Folha Salarial;
Estipular salários;
Desenvolver programas de formação continuada.
Gestão Empresarial
Responsável pelo planejamento estratégico da empresa, visando estabelecer os objetivos a longo prazo.
Função:
Desenvolver o planejamento estratégico;
Gerenciar as demais áreas quanto a metas e investimentos.
Sistemas de informação
Buscam otimizar os processos administrativos e também de fabricação da empresa, diminuindo o tempo de produção e maximizando os lucros da empresa, a partir de sistemas computadorizados.
Funções:
Desenvolver e aprimorar sistemas de informação computadorizados.
Serviços
Há ainda os setores que dão suporte à empresa. O setor de transporte é crucial para que os produtos cheguem ao prazo previsto e com o máximo de cuidado. Produtos danificados além de tirarem a qualidade dos brinquedos, podem causar prejuízos à saúde das crianças.
Setor de limpeza que organiza as áreas desde a produção ao administrativo.
Segurança: Mantém a integridade do patrimônio da empresa, com monitoramento a todo tempo.